PALESTRA: Entre a caneta e a nuvem: história e tendências em tecnologia(s) da Tradução (Prof. Dr. Oscar Diaz Fouces - Universidade de Vigo, Espanha)

sex, 15/07/2011 - 14:30

Local: Prédio de Letras, FFLCH/USP - Sala 266

Av. Prof. Luciano Gualberto, 403

Cidade Universitária - Campus USP - São Paulo

A palestra será ministrada em português e é gratuita. Não é necessário inscrever-se.

Sobre a palestra

Nos últimos tempos, a tradução passou  de ser uma atividade "artesanal" a inserir-se nos fluxos de trabalho industriais, acompanhando o processo de globalização dos produtos e dos  serviços. No último quartel do passado século XX e nos primeiros anos deste século XXI, a atividade de traduzir ganhou um perfil cada vez mais tecnológico. Nesta palestra queremos apresentar alguns dados relativos a esse percurso de "tecnificação", bem como apontar alguns indícios sobre o futuro mais próximo.

Sobre o palestrante

OSCAR DIAZ FOUCES é professor do Departamento de Tradução e Linguística da Universidade de Vigo, onde ensina Tradução Português-Espanhol e Informática aplicada à Tradução. Leciona também no mestrado em Tradução especializada da Universitat de Vic e no mestrado em Tradução Multimídia da Universidade de Vigo. Faz parte dos comitês científicos de revistas especializadas como Hermeneus, Tradumàtica, MonTI, Discursos – Série Estudos de Tradução, Confluências – Revista de Tradução Cientifica e Técnica, e Caracol – Revista do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola da FFLCH/USP. Publicou diversos trabalhos nos âmbitos da Didática da Tradução, Sociologia da Tradução e Tradumática. Dirige o Grupo de Estudos das Tecnologias Livres da Tradução (GETLT), na Universidade de Vigo.