Palestra: "Paris a São Paulo, via Nuremberg e Rio de Janeiro: Um Panorama Histórico da Interpretação de Conferências no Brasil e no Mundo" Reynaldo Pagura

Data do Evento: 
sex, 18/05/2012 - 14:00

Local:

Sala 261, Prédio de Letras FFLCH-USP, Avenida Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária.

 

 

"Paris a São Paulo, via Nuremberg e Rio de Janeiro: Um Panorama Histórico da Interpretação de Conferências no Brasil e no Mundo"

 

A apresentação contará a história da interpretação de conferências, desde o seu início em Paris, ao final da I Guerra Mundial, passando pela Liga das Nações, em Genebra, pelo Julgamento de Nuremberg, ao final da II Guerra Mundial, pela criação da ONU e da CECA (atual União Europeia), chegando à introdução da profissão no Brasil em finais da década de 40 e a seu desenvolvimento posterior em nosso país. Será ilustrada com trechos de filmes históricos, fotografias e reprodução de depoimentos dos pioneiros da interpretação no Brasil. 

 

Reynaldo Pagura é Mestre em Language Acquisition pela Brigham Young University, em Provo, Utah, EUA, e Doutor em Letras pela USP. É tradutor certificado pela American Translators Association desde 1991 e Tradutor Público do Estado de São Paulo. É professor do curso de Formação de Tradutores e Intérpretes da Associação Alumni e de tradução e interpretação na PUC-SP, onde chefia o Departamento de Inglês desde 2005.