Palestra: “Haroldo de Campos: da Antropofagia à Transluciferação”, Inês Oseki-Depré, Université de Aix-en-Provence

sex, 28/09/2012 - 14:00 - 15:30

CITRAT (Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia) e o Departamento de Letras Modernas convidam para mais uma apresentação do Ciclo de Palestras sobre Tradução, na Sala 266, Prédio de Letras, Av. Luciano Gualberto 403, Cidade Universitária, 14h – 15h30, 28 de setembro de 2012

“Haroldo de Campos: Da Antropofagia à Transluciferação”

Inês Oseki-Depré, Université de Aix-en-Provence

Esta palestra examina dois dos mais importantes conceitos introduzidos por Haroldo de Campos, no campo da crítica e da tradução literária.

Primeiro, é importante compreender a noção de canibalismo, herdado do modernismo brasileiro (Oswald de Andrade) e emprestado de Montaigne (Les Cannibales) como distinta da noção de intertextualidade, presente em toda a literatura.

Em uma segunda etapa, será mostrado como os tradutores criativos, Haroldo de Campos, em particular, passam da prática da transcriação para a "transluciferação" adotada por Haroldo na sua tradução de Fausto.

Finalmente, pode-se questionar a noção de isomorfismo próprio a essa prática da tradução: é uma literalidade no sentido Derrideano da letra?