Palestra: As Adaptações Cinematográficas de Prisioneiro da Caucaso, de Leo Tolstoy, e de Walkabout, de James Vance

sex, 28/11/2014 - 10:00 - 11:30

O CITRAT (Centro de Tradução e Terminologia da FFLCH-USP), o Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP, o Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da USP, convidam para a palestra:

As Adaptações Cinematográficas de Prisioneiro da Caucaso, de Leo Tolstoy, e de Walkabout, de James Vance”, 28 de novembro, 10h-11h30, Sala 266, Prédio de Letras.

Palestrante: Paulo Edson Alves, USP & UNISO (Universidade de Sorocaba)

"Kavkazkii Plennik" (Prisioneiro do Caucaso) (Rússia, 1996) e "Walkabout" (Austrália, 1971) são adaptações cinematográficas das obras literárias homônimas de Leo Tolstoy e James Vance Marshall. Nelas, é possível observar as ideologias de cada um dos diretores no processo de recriação das obras originais, as quais trazem consigo elementos novos e suprimem alguns dos textos originais.

Na apresentação serão evidenciadas essas alterações e discutidas as intenções dos diretores.

Paulo Edson, mestre e doutor em Língua Inglesa e Literaturas inglesa e norte-americana pela FFLCH-USP, professor na Fatec-Sorocaba e Uniso - Universidade de Sorocaba. Também é aluno de pós-doutoramento do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da USP (TRADUSP).