Publicidade (inglês-português)

"Sob o nome genérico de glossário, nesta página são apresentados trabalhos que reproduzem termos de uma língua de especialidade ou que explorem um campo lexical da língua geral."

Glossário Tradução

Publicidade

ALUNOS:

MARCOS ALBERTO DE SOUSA TITO
MARIA CÉLIA DEAMATOS
PRISCILA R. SAMBATTI

INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho foi o de montar um glossário de termos de publicidade para auxiliar no entendimento da linguagem utilizada nessa área e facilitar pesquisas sobre o assunto.

A área escolhida – Publicidade –, por ser relativamente nova, dificultou sobremaneira a busca de informações.

Consultamos as bibliotecas de algumas faculdades que mantêm em seus currículos os cursos de publicidade ou propaganda e marketing, como a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e a Faculdade Metodista de São Bernardo do Campo e ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. O material encontrado foi insuficiente para a pesquisa necessária, por tratarem-se de publicações simples, antigas e em português.

Consultamos, então, o Centro de Informações da Agência de Publicidade Ogilvy, onde encontramos dicionários publicados mais recentemente. No entanto, nem mesmo naquela renomada agência conseguimos encontrar algum dicionário monolíngue em inglês a respeito do assunto, o que prejudicou muito nossa pesquisa.

As fichas foram geradas com o auxílio do Software Access (versão 7.0) – banco de dados da Microsoft Corporation®.

01. GRADE CONCEPTUAL

[Área] Publicidade

[Sub Área] Agência de Publicidade

[Tema] Funcionamento da agência de Publicidade

02. GLOSSÁRIOS DE PUBLICIDADE

Os Glossários de Publicidade – Inglês-Português e Português-Inglês – estão listados em ordem alfabética, com suas devidas descrições explicativas ou definitórias.

2.1. Glossário Inglês-Português

Onde a Língua de Partida é o Inglês e a de chegada o Português:

TERMO

EXPLICAÇÃO OU

DEFINIÇÃO

FONTE

TRADUÇÃO

Account director

Um diretor de uma agência de publicidade ou organização congênere, que cuida da conta de propaganda ou de outras.

DIMP

diretor da conta

Account executive

Contato, representante. Representante da agência cuja função é de atuar como elemento de ligação entre a agência e o anunciante. Algumas vezes conhecido como supervisor da conta, administrador da conta ou gerente da conta.

DIMP

contato, representante

Account supervisor

São os supervisores dos contatos de uma agência.

DIMP

supervisor do contato

ad department

Departamento de publicidade ou propaganda: seção de uma firma que se dedica ao setor publicitário, quer preparando e inserindo seus próprios anúncios, ou através de uma agência de propaganda.

DIMP

departamento de propaganda

Ad page exposure

Período em que os anúncios podem ser lidos, vistos ou ouvidos pelo público.

DIPJ

exposição do anúncio

Adman

Expressão que denomina o publicitário nos EUA. Abreviação de Advertising Man.

DIMP

publicitário

Advertisement

Texto, ilustrado ou não, que se divulga nos veículos de comunicação social, para dar a conhecer um produto, oferecer serviços ou incentivar uma campanha.

DIPJ

anúncio

Advertiser

Aquele que anuncia. O que envia anúncios para periódicos, emissoras, etc.

DIMP

anunciante

Advertising

Comunicação impessoal de uma mensagem de vendas aos clientes potenciais ou atuais por uma pessoa ou organização que vende um produto ou serviço; a mensagem é transmitida por um veículo pago objetivando-se influenciar o hábito de compra de tais consumidores.

DIMP

publicidade

Advertising agency

Organização que planeja e executa campanhas de propaganda e serviços correlatos para seus clientes.

DIMP

agência de publicidade

Advertising campaign

Campanha de propaganda. Série de anúncios publicados através de um ou mais veículos, às vezes coordenados com outras atividades promocionais, com o fim de atingir um objetivo específico.

DIMP

campanha de propaganda

Advertising column

Coluna dos jornais ou revistas onde se inserem anúncios.

DIMP

coluna de anúncios

Advertising gift

Brinde oferecido com a finalidade de intensificar as vendas

DIPJ

brinde

Advertising manager

Gerente de publicidade.

DIMP

gerente de publicidade

Advertising page

Páginas de jornais ou revistas ou outros veículos impressos, destinados a conter anúncios

DIMP

página de anúncio

Advertising page

Páginas de jornais e revistas destinadas à divulgação de anúncios.

DIPJ

espaço publicitário

Advertising photographer

Profissional com experiência no setor, encarregado de executar os trabalhos fotográficos solicitados ao departamento, tanto na fase de preparação de layout como no acabamento dos trabalhos para os clientes da agência.

DIPJ

fotógrafo publicitário

Advertising program

Plano a ser desenvolvido em uma campanha de publicidade

DIPJ

programa publicitário

Advertising theme

Tema central desenvolvido em uma campanha publicitária. Ex.: promoção, durante o mês, comemorativa do aniversário de inauguração do Carrefour.

DIPJ

tema central de campanha

Advertising vehicle

Os principais veículos usados pela e para a publicidade são: anúncios ao ar livre (painéis, luminosos, cartazes, outdoors); cartazes de balcão e vitrinas, giratórias e móbiles; exposições, feiras e mostras; impressos; jornais; revistas; televisão; rádio e cinema.

DIPP

veículo publicitário

Announcement campaign

Campanha de publicidade com o objetivo de lançar um produto ou conscientizar o povo para cumprir uma obrigação

DIPJ

campanha de conscientização

Appeal

Diz-se de uma qualidade notável, ou valor para o consumidor que se promete ser proporcionada por um dado produto.

DIPP

apelo

Approach

Enfoque de uma notícia ou de uma campanha publicitária.

DIPJ

enfoque publicitário

Art department

Seção da agência de propaganda que se incumbe da criação de layouts e ilustrações de qualquer peça da propaganda impressa

DIMP

departamento de arte

Art director

É o criador de idéias gráficas que usa como principais ferramentas sua imaginação e seu conhecimento das condições e dos motivos que influem na decisão de compra do consumidor.

DIPP

diretor de arte

Billboard

Quadro para fixação de cartazes (nas paredes, andaimes, tapumes das construções ou à beira das estradas.

DIMP

cartaz, affiche

Billings

Volume dos negócios publicitários de uma firma, avaliado por faturamento

DIPP

fatura

Body

O corpo de um anúncio. Pode ser também as fontes de tipo usados na composição gráfica.

DIMP

corpo do anúncio

Body copy

Bloco principal do texto do anúncio onde se desenvolve a argumentação de venda.

DIMP

corpo do texto

Body matter

Texto de um anúncio.

DIPJ

anúncio, texto

Brand

Marca de fábrica, Termo, símbolo, desenho ou combinação desses elementos, que identifica os produtos ou serviços de uma ou um grupo de firmas vendedoras, para estabelecer distinção dos concorrentes.

DIMP

marca

Brand image

Conceito que o público faz de determinado produto, ligando à marca e à empresa, comprando-o com regularidade e a ele fazendo boas referências.

DIPJ

imagem da marca

Brand name

Marca de fábrica, Termo símbolo, desenho ou combinação desses elementos, que identifica os produtos ou serviços de uma ou de um grupo de firmas vendedoras para estabelecer distinção dos concorrentes.

DIMP

marca; nome da marca

Briefing

Documento que sintetiza diretrizes e metas do anunciante para uma campanha publicitária. É a partir do briefing que as diferentes áreas das empresas de comunicação - agência, instituto de pesquisa, produtora, etc. - começam o seu trabalho.

DIBM

briefing

Broadcast

Emissão radiofônica. Transmitir um programa de rádio.

DIMP

emissão de rádio

Broadcast advertising

Publicidade que usa os meios de rádio difusão para divulgação de serviços e produtos.

PEAT

publicidade em rádio difusão

Broadside

Impresso, destinado ao lançamento de campanhas publicitárias, que se utiliza de papel de grande largura e distribuído como encarte nos jornais e revistas.

DIPJ

folhetão

Brochure

Panfleto ou livreto, com apresentação luxuosa, usado em mala direta, para mensagens que precisam causar boa impressão no leitor.

DIMP

panfleto, livreto

Business to business

Diz-se da comunicação entre empresas, em que não entra o consumidor final. O processo de comunicação entre anunciante, agência e veículo é, tipicamente, business to business.

DIBM

empresa a empresa

Buy time

Negociar determinado número de segundos ou de horas em uma emissora, para divulgação de programa e/ou publicidade.

DIPJ

comprar tempo

Campaign manager

Profissional de agência publicitária que coordena uma série de anúncios criados ou publicados através de um ou mais veículos de comunicação.

PELC

diretor de campanha

Caption

Texto enquadrado e de pequeno tamanho que esclarece particularidades de um produto, no anúncio a ele referente.

DIPJ

legenda

Catalog

Livro ou folheto que contém a relação de todos os produtos fabricados ou vendidos por uma empresa, mostrados através de ilustrações e informes.

DIPJ

catálogo

Closing date

Prazo máximo para a entrega de um comercial à emissora de televisão.

DIPJ

prazo final

Commercial

Mensagem de propaganda, isoladas ou dentro de um programa de rádio ou televisão. Comunicação a favor de um anunciante ou patrocinador.

DIPJ

comercial

Consumer advertising

Divulgação de mensagens de vendas entre os consumidores finais de um produto ou serviço, feita por um fabricante ou por uma organização de serviços. São os anúncios que têm por objetivo informar ao público acerca das qualidades da mercadoria e estimulá-los a obtê-la nos fornecedores locais.

DIPP

publicidade

Cooperative advertising

In which the manufacturer shares the expense of local radio or newspaper advertising with the retailer who signs the advertisement.

ENCT

publicidade corporativa

Copy

O título e o texto de um anúncio ou de qualquer literatura impressa. O termo em inglês deriva-se de compositores para copiarem (to copy) textos originais.

DIMP

texto, anúncio

Copy-testing

Estudo de eficácia relativa de um anúncio ou de um de seus elementos a fim de colher orientação para o anúncio definitivo ou para a campanha definitiva.

Tipo de pesquisa que consiste em verificar qual o impacto produzido no espírito público por determinada campanha de propaganda.

DIMP

teste do anúncio

Copywriter

Redator de textos de propaganda

DIPJ

redator

Cost per thousand

Custo de um anúncio por mil exemplares.

DIPJ

custo por mil

Coupon

Forma de redução do preço de um produto, pelo próprio fabricante, que oferece aos compradores em potencial, um vale, encontrado em anúncios ou nas embalagens.

DIPJ

cupom

Creative department

Departamento numa agência de publicidade onde são escritas as matérias ou feitos os projetos. Criação.

DIMP

departamento de criação

Creative director

É o diretor de criação de uma agência de publicidade.

DIMP

diretor de criação

Design

Projeto de um anúncio que servirá de orientação para a arte final

DIPJ

layout; design; projeto

Direct mail

É a maneira de se dirigir por cartas ou folhetos diretamente com os prováveis compradores de algum produto ou serviço.

DIMP

mala direta

Direct marketing

Sistema de marketing que usa um ou mais meios de comunicação para obter uma resposta. Conjunto de atividades que eliminam ou reduzem drasticamente a importância do varejo na venda de produtos.

DIBM

marketing direto

Direct selling

A situação cara-a-cara de um vendedor e comprador com o intuito de negociar uma venda.

DIPP

venda direta

Direct-mail advertiser

Anunciante que se dirige diretamente aos prováveis compradores de algum produto ou serviço, através de cartas, folhetos e catálogos.

PELC

anunciante por mala direta

Direct-mail catalog

Catálogo enviado por mala direta para comprador de algum serviço ou produto

PELC

catálogo de mala-direta

Editor

Pessoa que, na agência de propaganda, elabora as diferentes peças publicitárias, como cartazes para vitrina, brochuras, prospectos e etiquetas.

DIPJ

editor

Editorial publicity

Espaço numa revista, que não seja o espaço do anúncio no qual o produto, atendimento ou empresa é discutido e divulgado.

DIMP

espaço publicitário

Electronic media

É a distribuição da verba de propaganda em rádio, televisão e cinema.

DIMP

mídia eletrônica

Flyer

É uma folha impressa dos dois lados e dobrada uma só vez. Peça de propaganda impressa com dobras para mensagens de venda direta

DIPP

folheto

Folder

Folheto com uma só folha impressa e dobrada para fins publicitários. Folha de papel dobrada, impressa, que contém mensagem de venda sobre um produto ou serviço.

DIPP

folheto

Free sample

Amostra grátis de um produto entregue ou enviada aos consumidores visando incentivá-los a comprar o artigo.

DIPP

amostra grátis

Gatefolder

Encarte dobrado, colocado nas revistas e que, aberto, é maior do que elas.

DIPJ

cartaz (poster)

Give-away

Folheto ou qualquer outra peça promocional, de baixo custo.

DIPJ

peça publicitária

Headlines

Palavra, grupo de palavras, ou frases, geralmente composta em tipos grandes por cima do texto num anúncio impresso, destinando-se a atrair o leitor e levá-lo à leitura do texto.

DIPP

título de anúncio

House agency

Departamento de propaganda de uma empresa, por ela criado e mantido, visando economizar verba e tratar exclusivamente da sua própria veiculação.

DIPJ

"agência da casa"

House style

Padrão gráfico utilizado por uma empresa em seus impressos, propaganda e publicações.

DIPJ

"estilo da casa"

Institutional advertising

A relatively minor, but important, form of advertising which is designed solely to build prestige and public respect for particular business concerns as important American institutions.

ENCT

publicidade empresarial

Internet ad

Anúncio através de rede de computadores.

DIBM

anúncio via internet

Jingle

Propaganda gravada com texto, imagem e ou música, com a duração entre trinta segundos a um minuto, transmitida pelos meios de comunicação audiovisuais.

DIPJ

"jingle"

Layout

Segunda fase do esboço de um anúncio a ser mostrado para o cliente-anunciante. A primeira fase da criação na fase de arte é o "rough", conhecido no Brasil como "Rafe".

DIMP

projeto

Layout-man

Desenhista que esboça os anúncios incorporando a criatividade ao texto. Coloca os títulos dos anúncios, distribui texto, logotipo, ilustração, etc.

DIMP

desenhista

Lettering man

Encarregado de desenhar letras nas peças publicitárias

DIPJ

letrista publicitário

Logo

Símbolo que identifica uma empresa, ou produto, constituído por desenho, palavras ou grupos de letras.

DIPJ

logotipo, logo

Long copy

Texto com mais de 350 palavras

EPLC

texto longo

Mail order

Propaganda de mercadorias ou serviços- em revistas , jornais ou por meio de impressos enviados a prováveis compradores – para pedidos e remessa pelo correio. Às vezes em vez de pedido imediato, o anúncio tem a finalidade de fazer com que o público peça informações mais detalhadas sobre a mercadoria ou o serviço anunciado.

DIPP

venda pelo correio

Mail-order house

Agência especializada em venda pelo correio.

PELC

agência de venda pelo correio

Mailing list

Relação com nomes e endereços, utilizada para o envio de circulares, catálogos, convites, prospectos e qualquer outro material de interesse de uma empresa.

DIPP

lista de mala direta

Market research

Diz-se das pesquisas em geral que buscam informações sobre consumidores, através de estudos, investigações, entrevistas, etc.

DIPP

pesquisa de mercado

Marketing

É a execução das atividades que conduzem o fluxo de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor final.

DIBM

marketing

Marketing budget

Verba planejada para atender às despesas de marketing.

EPAT

verba de marketing

Marketing program

É um composto de iniciativas para induzir pessoas a modificarem seus hábitos, atitudes e desejos. Pode ser ainda toda aquela estrutura que faz com que o consumidor conheça um produto ou serviço.

DIMP

programa de marketing

Marketing strategy

Um plano escrito, em geral global de todas as atividades implicadas na consecução de um objetivo especifico de marketing e sua relação entre si, tanto no tempo quanto na grandeza, inclui vendas a curto e longo prazo, produção, e política de preço visando o lucro, estratégia de vendas, necessidade de funcionários, bem como todo o conjunto de marketing e orçamento das despesas.

DIMP

estratégia de marketing

Mass communication

Refere-se à exposição simultânea, ou em curto período de tempo de audiência ampla, dispersa e heterogênea, a mensagens transmitidas por sistema industrial de meios. A comunicação de massa caracteriza-se por recepção ou audiência em massa, embora a produção das mensagens se faça por segmentos minoritários da sociedade.

DIBM

comunicação de massa

Mass media

Diz-se do veículo capaz de ou da campanha cujo objetivo é atingir o maior número de pessoas possíveis, indistintamente de sexo, idade ou classe social. Opõe-se ao conceito de mídia segmentada.

DIBM

mídia de massa

Mass selling

Colocação, ao dispor do público, de produtos em locais e épocas apropriadas, com apoio em intensa campanha publicitária.

DIPP

varejo

Media

O conjunto de meios de comunicação. Veículo principal escolhido para divulgação de uma campanha de publicidade. As principais mídias são: imprensa diária, imprensa periódica, imprensa especializada, cinema, rádio, televisão e a afixação de cartazes.

DIPJ

mídia

Media coordinator

Profissional responsável por um grupo de contas, ora em termos de planejamento, ora de compra e execução, ora pela totalidade dos serviços dos clientes.

DIBM

coordenador de mídias

Media department

Setor da agência de propaganda que tem por encargo a veiculação da publicidade.

DIPJ

 

Media department

Setor da agência de publicidade encarregado da veiculação das mensagens de interesse dos anunciantes.

DIPJ

departamento de mídia

Media director

Profissional responsável por um grupo de contas, ora em termos de planejamento, ora de compra e execução, ora pela totalidade dos serviços dos clientes.

DIBM

diretor de mídias

Media research

Variedade de estudos que visam levantar informações sobre o consumo dos meios de comunicação; com o objetivo de informar sobre a audiência de um veículo ou grupo de veículos, de modo que possam ser usados de forma a melhor cumprir os seus objetivos de marketing e de comunicação dos anunciantes.

DIBM

pesquisa de mídias

Media strategy

Arte de aplicar os recursos disponíveis de forma a atingir os objetivos traçados utilizando-se dos meios de comunicação.

DIBM

estratégia de mídia

Newspaper advertisement

Anúncio veiculado através de jornal.

PEAT

anúncio em jornal

Online ad

Anúncio através de rede de computadores.

EPAT

publicidade em rede

Outdoor board

Painéis colocados em locais mais visíveis das cidades, ou nas estradas e que anunciam produtos ou serviços. Denominação genérica para indicar qualquer propaganda ao ar livre.

DIPJ

painel

Pamphlet

É uma folha impressa dos dois lados e dobrada uma só vez. Peça de propaganda impressa com dobras para mensagens de venda direta.

DIPP

folheto

Paper

Rascunho de uma campanha ou orientação publicitária, destinado a servir de roteiro durante uma reunião prévia de anunciantes e representantes de agência.

DIPP

rascunho

PCRB

Teste de propaganda desenvolvido por Richard Crisp, que mede a penetração (Penetration), a disposição de compra (Compulsion), a memorização (Recall) e a credibilidade (Believebility) do anúncio

DIPJ

PCRB

Planning board

Reuniões entre funcionários de agência de propaganda, para discussão a respeito de uma campanha publicitária.

DIPJ

planejamento

Poster

Anúncio ao ar livre ou em grandes recintos, facilmente distinguido pelo público em virtude de seu enorme tamanho. Composto por várias folhas impressas, colocadas no local, como nos outdoors.

DIPP

cartaz

Press agency

Organização que planeja e executa campanhas de propaganda e serviços correlatos para seus clientes.

DIMP

agência de publicidade

Print advertisement

Mensagem comercial para veículos impressos.

DIBC

anúncio impresso

Print media

Todo e qualquer tipo de anúncio veiculado em jornal, revista e outdoor.

DIBM

mídia impressa

Print production

Preparação da parte gráfica do anúncio. Toda fase do preparo de um trabalho até o seu acabamento.

DIPP

produção gráfica

Producer

O elemento numa agência de publicidade que se encarrega da parte tipográfica e outros aspectos mecânicos do anúncio.

DIMP

produtor

Product manager

O seu cargo não é de natureza administrativa mas de assessoria tendo como única responsabilidade a de assegurar maiores vendas de um ou mais itens específicos de uma linha.

DIMP

gerência de produto

Production department

Seção da agência de propaganda que se incumbe de fiscalizar a confecção de clichês, matrizes, galvanos e materiais impressos em geral.

DIMP

departamento de produção

Production director

É o criador de idéias gráficas que usa como principais ferramentas sua imaginação e seu conhecimento das condições e dos motivos que influem na decisão de compra do consumidor.

DIPP

diretor de produção

Promotional campaign

O uso de espaço pago numa publicação ou tempo em televisão ou cinema como meio de convencer as pessoas a tomarem determinada iniciativa ou chegar a um dado ponto de vista

DIMP

promoção

Public relation

Promoção de campanha de boa vontade, simpatia e admiração por um cliente, produto ou serviço, mediante a divulgação dos respectivos métodos, negócios, ações, qualidade, excelência, etc.

DIPP

campanha promocional

Publicist

É aquele que em caráter regular e permanente exerça funções de natureza técnica da especialidade, nas agências de propaganda, nos veículos de divulgação ou em qualquer empresa nas quais se produz a propaganda.

DIPP

publicitário

Publicity campaign

Campanha de propaganda. Série de anúncios publicados através de um ou mais veículos, às vezes coordenados com outras atividades promocionais, com o fim de atingir um objetivo específico.

DIMP

campanha de propaganda

Radio commercial

Mensagem de propaganda veiculada em rádio, isolada ou dentro de um programa.

EPAT

comercial em rádio

Recall test

Verificação, por meio de teste, da intensidade com que um anúncio é lembrado pelas pessoas que o leram ou o ouviram.

DIPJ

teste de lembrança

Reprint

Separata de anúncios, enviada por mala direta, ou distribuída em pontos de vendas.

DIPJ

folheto

Research department

Diz-se do departamento de uma agência de propaganda que preenche várias funções, tais como pesquisa de mercado, explorar as possibilidades de venda de um produto. Pesquisa para medir a força de uma mensagem publicitária.

DIPP

departamento de pesquisa

Research director

Profissional de agência publicitária que coordenada a pesquisa de mercado com o objetivo de explorar as possibilidades de venda de um produto.

PELC

diretor de pesquisa

Research report

Análise interpretativa de fatos relativos a um produto ou serviços feito pelo pesquisador.

PELC

relatório de pesquisa

Researcher

Profissional de agência publicitária que coleta e analisa os relativos a um produto ou serviços capazes de influir na sua comercialização (marketing) e na planificação de sua propaganda.

PELC

pesquisador

Rough

Primeiros rabiscos que podem culminar com a criação de um layout. É a primeira fase da arte antes de ser criado o layout.

DIPP

rascunho

Sales promotion

Atividade de comercialização que propicia a venda pessoal e suplementar a propaganda, utilizando e coordenando os meios que contribuem para efetivação das vendas.

DIPP

promoção de vendas

Sales testing

Pesquisa, em área reduzida, sobre experiência de venda de um produto. Escolhe pequeno município, ou apenas um ou poucos bairros de uma grande cidade, para constatar como o público recebe um novo artigo.

DIPJ

teste de venda

Sandwich board

Apresentado nos locais públicos, consiste essa forma de propaganda na colocação de dois cartazes sobre o ombro de uma pessoa, que se locomove pelas ruas, de modo que um fique sobre as costas e outro no peito.

DIPJ

anúncio-sanduíche

Sell space

Aceitar publicidade, fixando o tamanho ou o tempo e cobrando por centímetro de coluna (ou módulo), ou por segundos.

DIPJ

comprar espaço

Short copy

Texto com menos de 350 palavras

EPLC

texto curto

Sign

Peça de publicidade exterior.

DIBM

luminoso

Single page

Tipo de espaço publicitário em revista e jornais, que ocupa de 2/3 a 3/4 da página, circundado por matérias editoriais. Esse formato impede a colocação de outro anúncio na mesma página, além de custar menos que uma página comum.

DIBM

página junior

Slogan

Frase curta e de grande efeito e que, à força de ser repetida, consagra um produto ou serviço.

DIPJ

slogan

Space advertising

Área destinada a anúncios nas publicações. É vendida por centímetros – coluna (jornais) ou por páginas ou frações de páginas (revistas). Tamanho ocupado na página por um anúncio.

DIPP

espaço publicitário

Space brokers

Comprador de espaço para inserção de publicidade.

DIPJ

agente publicitário

Space buyer

Comprador de espaço para inserção de publicidade.

DIPJ

agente publicitário

Spot

Breve comunicação, que não excede a trinta segundos e que, com fundo musical ou não, transmite mensagem publicitária em rádio ou televisão.

DIPJ

comercial

Spot announcement

Anúncio rápido inserido em um programa radiofônico.

DIPJ

anúncio em rádio

Spread

São chamadas 2 páginas (uma ao lado da outra) de uma revista ou jornal, aproveitadas para um só anúncio, matéria redacional ou ilustração. Tanto podem ser utilizadas as páginas centrais, como quaisquer outras, lado a lado.

DIPP

página dupla

Store panel

Grupo de firmas comerciais, selecionadas, que se dispõem a informar, periodicamente, às agência de propaganda, sobre a variação da venda de vários produtos.

DIPJ

painel

Subhead

Linhas que se destacam antes do texto, ou que dividem, feitas como o mesmo corpo de letras em que é apresentado o título, mas com tipos diferentes, e destinadas a chamar a atenção para o conteúdo do título, reforçá-lo ou explicá-lo.

DIPP

subtítulo

Tag-line

Slogan. Palavra ou frase que finaliza um texto jornalístico publicitário, escrito ou audiovisual.

DIPJ

slogan

Telemarketing

Toda e qualquer atividade, interativa ou não, desenvolvida por meio de sistemas de telemática - voz, dados, imagem e multimídia, de caráter ativo ou receptivo, objetivando ações de comunicação e gerenciamento de informações, dentro do escopo de marketing.

DIBM

telemarketing

Telephone interview

Entrevistas feitas por telefone, para estudo da audiência radiofônica ou de televisão e visando constatar se as mensagens publicitárias estão ou não provocando interesse.

DIPJ

entrevista por telefone

Television commercial

Mensagem de propaganda veiculada em televisão, isolada ou dentro de um programa.

EPAT

comercial de televisão

Testimonial

Anúncio com o depoimento de uma pessoa, não profissional, elogiando as qualidades e eficiência de determinado produto ou serviço.

DIPJ

testemunhal

Time-buyers

Funcionário da agência de propaganda encarregado de contratar a divulgação de anúncios de seus clientes nos veículos de comunicação.

DIPP

agente publicitário

Trade advertising

In which the appeal is made to dealers through trade journals and other media

ENCT

publicidade comercial

Traffic

Todas as fases de um anúncio, desde que foi concebido, até o momento de ser divulgado. Setor de uma agência de publicidade encarregado desse acompanhamento.

DIPJ

tráfego

Transit advertising

Anúncios em forma de cartazes divulgados interna ou externamente nos meios de transporte (bondes, trolebus, ônibus, taxi, trens, metrôs)

DIPJ

transporte

2.2. Glossário Português-Inglês

Onde a Língua de Partida é o Português e a de chegada o Inglês:

TERMO

EXPLICAÇÃO OU DEFINIÇÃO

FONTE

TRADUÇÃO

Agência da casa

Departamento de propaganda de uma empresa, por ela criado e mantido, visando economizar verba e tratar exclusivamente da sua própria veiculação.

DIPJ

house agency

Agência de publicidade

Organização que planeja e executa campanhas de propaganda e serviços correlatos para seus clientes.

DIMP

advertising agency

Agência de venda pelo correio

Agência especializada em venda pelo correio.

PELC

mail-order house

Agente publicitário

Comprador de espaço para inserção de publicidade.

DIPJ

space broker

Amostra grátis

Amostra grátis de um produto entregue ou enviada aos consumidores visando incentivá-los a comprar o artigo.

DIPP

free sample

Anunciante

Aquele que anuncia. O que envia anúncios para periódicos, emissoras, etc.

DIMP

advertiser

Anunciante por mala direta

Anunciante que se dirige diretamente aos prováveis compradores de algum produto ou serviço, através de cartas, folhetos e catálogos.

PELC

direct-mail advertiser

Anúncio

Texto, ilustrado ou não, que se divulga nos veículos de comunicação social, para dar a conhecer um produto, oferecer serviços ou incentivar uma campanha.

DIPJ

advertisement

Anúncio em jornal

Anúncio veículado através de jornal.

PEAT

newspaper advertisement

Anúncio em rádio

Anúncio rápido inserido em um programa radiofônico.

DIPJ

spot announcement

Anúncio impresso

Mensagem comercial para veículos impressos.

DIBC

print advertisement

Anúncio via internet

Anúncio através de rede de computadores.

DIBM

internet ad

Anúncio-sanduíche

Apresentado nos locais públicos, consiste essa forma de propaganda na colocação de dois cartazes sobre o ombro de uma pessoa, que se locomove pelas ruas, de modo que um fique sobre as costas e outro no peito.

DIPJ

sandwich board

Apelo

Diz-se de uma qualidade notável, ou valor para o consumidor que se promete ser proporcionada por um dado produto.

DIPP

appeal

Briefing

Documento que sintetiza diretrizes e metas do anunciante para uma campanha publicitária. É a partir do briefing que as diferentes áreas das empresas de comunicação - agência, instituto de pesquisa, produtora, etc - começam o seu trabalho.

DIBM

briefing

Brinde

Brinde oferecido com a finalidade de intensificar as vendas

DIPJ

advertising gift

Campanha de conscientização

Campanha de publicidade com o objetivo de lançar um produto ou conscientizar o povo para cumprir uma obrigação

DIPJ

announcement campaign

Campanha de propaganda

Campanha de propaganda. Série de anúncios publicados através de um ou mais veículos, às vezes coordenados com outras atividades promocionais, com o fim de atingir um objetivo específico.

DIMP

advertising campaign

Campanha promocional

Promoção de campanha de boa vontade, simpatia e admiração por um cliente, produto ou serviço, mediante a divulgação dos respectivos métodos, negócios, ações, qualidade, excelência, etc.

DIPP

public relation

Campanha publicitária

Série de anúncios publicados através de um ou mais veículos, às vezes coordenados com outras atividades promocionais, com o fim de atingir um objetivo específico.

DIMP

publicity campaign

Cartaz

Encarte dobrado, colocado nas revistas e que, aberto, é maior do que elas.

DIPJ

gatefolder

Catálogo

Livro ou folheto que contém a relação de todos os produtos fabricados ou vendidos por uma empresa, mostrados através de ilustrações e informes.

DIPJ

catalog

Coluna de anúncios

Coluna dos jornais ou revistas onde se inserem anúncios.

DIMP

advertising column

Comercial

Mensagem de propaganda, isoladas ou dentro de um programa de rádio ou televisão. Comunicação a favor de um anunciante ou patrocinador.

DIPJ

commercial, spot

Comercial de televisão

Mensagem de propaganda veiculada em televisão, isolada ou dentro de um programa.

EPAT

television commercial

Comercial em rádio

Mensagem de propaganda veiculada em rádio, isolada ou dentro de um programa.

EPAT

radio commercial

Comprador de espaço

Comprador de espaço para inserção de publicidade.

DIPJ

space buyer

Comprar espaço

Aceitar publicidade, fixando o tamanho ou o tempo e cobrando por centímetro de coluna (ou módulo), ou por segundos.

DIPJ

sell space

Comprar tempo

Negociar determinado número de segundos ou de horas em uma emissora, para divulgação de programa e/ou publicidade.

DIPJ

buy time

Comunicação de massa

Refere-se à exposição simultânea, ou em curto período de tempo de audiência ampla, dispersa e heterogênea, a mensagens transmitidas por sistema industrial de meios. A comunicação de massa caracteriza-se por recepção ou audiência em massa, embora a produção das mensagens se faça por segmentos minoritários da sociedade.

DIBM

mass communication

Contato

Contato, representante. Representante da agência cuja função é de atuar como elemento de ligação entre a agência e o anunciante. Algumas vezes conhecido como supervisor da conta, administrador da conta ou gerente da conta.

DIMP

account executive

Coordenador de mídias

Profissional responsável por um grupo de contas, ora em termos de planejamento, ora de compra e execução, ora pela totalidade dos serviços dos clientes.

DIBM

media coordinator

Corpo do anúncio

O corpo de um anúncio. Pode ser também as fontes de tipo usados na composição gráfica.

DIMP

body

Corpo do texto

Bloco principal do texto do anúncio onde se desenvolve a argumentação de venda.

DIMP

body copy

Cupom

Forma de redução do preço de um produto, pelo próprio fabricante, que oferece aos compradores em potencial, um vale, encontrado em anúncios ou nas embalagens.

DIPJ

coupon

Custo por mil

Custo de um anúncio por mil exemplares.

DIPJ

cost per thousand

Departamento de arte

Seção da agência de propaganda que se incumbe da criação de layouts e ilustrações de qualquer peça da propaganda impressa

DIMP

art department

Departamento de criação

Departamento numa agência de publicidade onde são escritas as matérias ou feitos os projetos. Criação.

DIMP

creative department

Departamento de mídia

Setor da agência de propaganda que tem por encargo a veiculação da publicidade.

DIPJ

media department

Departamento de pesquisa

Diz-se do departamento de uma agência de propaganda que preenche várias funções, tais como pesquisa de mercado, explorar as possibilidades de venda de um produto. Pesquisa para medir a força de uma mensagem publicitária.

DIPP

research department

Departamento de produção

Seção da agência de propaganda que se incumbe de fiscalizar a confecção de clichês, matrizes, galvanos e materiaos impressos em geral.

DIMP

production department

Departamento de propaganda

Departamento de publicidade ou propaganda: secção de uma firma que se dedica ao setor publicitário, quer preparando e inserindo seus próprios anúncios, ou através de uma agência de propaganda.

DIMP

ad department

Desenhista

Desenhista que esboça os anúncios incorporando a criatividade ao texto. Coloca os títulos dos anúncios, distribui texto, logotipo, ilustração, etc.

DIMP

layout-man

Direct-mail catalog

Catálogo enviado por mala direta para comprador de algum serviço ou produto

PELC

direct-mail catalog

Diretor da conta

Um diretor de uma agência de publicidade ou organização congênere, que cuida da conta de propaganda ou de outras.

DIMP

account director

Diretor de arte

É o criador de idéias gráficas que usa como principais ferramentas sua imaginação e seu conhecimento das condições e dos motivos que influem na decisão de compra do consumidor.

DIPP

art director

Diretor de campanha

Profissional de agência publicitária que coordena uma série de anúncios criados ou publicados através de um ou mais veículos de comunicação.

PELC

campaign manager

Diretor de criação

É o diretor de criação de uma agência de publicidade.

DIMP

creative director

Diretor de mídia

Profissional responsável por um grupo de contas, ora em termos de planejamento, ora de compra e execução, ora pela totalidade dos serviços dos clientes.

DIBM

media director

Diretor de pesquisa

Profissional de agência publicitária que coordeana a pesquisa de mercado com o objetivo de explorar as possibilidades de venda de um produto.

PELC

research director

Diretor de produção

É o criador de idéias gráficas que usa como principais ferramentas sua imaginação e seu conhecimento das condições e dos motivos que influem na decisão de compra do consumidor.

DIPP

production director

Editor

Pessoa que, na agência de propaganda, elabora as diferentes peças publicitárias, como cartazes para vitrina, brochuras, prospectos e etiquetas.

DIPJ

editor

Emissão de rádio

Emissão radiofônica. Transmitir um programa de rádio.

DIMP

broadcast

Empresa à empresa

Diz-se da comunicação entre empresas, em que não entra o consumidor final. O processo de comunicação entre anunciante, agência e veículo é, tipicamente, business to business.

DIBM

business to business

Enfoque publicitário

Enfoque de uma notícia ou de uma campanha publicitária.

DIPJ

approach

Entrevista por telefone

Entrevistas feitas por telefone, para estudo da audiência radiofônica ou de televisão e visando constatar se as mensagens publicitárias estão ou não provocando interesse.

DIPJ

telephone interview

Espaço editorial

Espaço numa revista, que não seja o espaço do anúncio no qual o produto, atendimento ou empresa é discutido e divulgado.

DIMP

editorial publicity

Espaço publicitário

Páginas de jornais e revistas destinadas à divulgação de anúncios.

DIPJ

advertising page

Espaço publicitário

Área destinada a anúncios nas publicações. É vendida por centímetros – coluna (jornais) ou por páginas ou frações de páginas (revistas). Tamanho ocupado na página por um anúncio.

DIPP

space advertising

Estilo da casa

Padrão gráfico utilizado por uma empresa em seus impressos, propaganda e publicações.

DIPJ

house style

Estratégia de marketing

Um plano escrito, em geral global de todas as atividades implicadas na consecução de um objetivo especifico de marketing e sua relação entre si, tanto no tempo quanto na grandeza, inclui vendas a curto e longo prazo, produção, e política de preço visando o lucro, estratégia de vendas, necessidade de funcionários, bem como todo o conjunto de marketing e orçamento das despesas.

DIMP

marketing strategy

Estratégia de mídia

Arte de aplicar os recursos disponíveis de forma a atingir os objetivos traçados utilizando-se dos meios de comunicação.

DIBM

media strategy

Executivo da conta

Contato, representante. Representante da agência cuja função é de atuar como elemento de ligação entre a agência e o anunciante. Algumas vezes conhecido como supervisor da conta, administrador da conta ou gerente da conta.

DIMP

account executive

Exposição do anúncio

Período em que os anúncios podem ser lidos, vistos ou ouvidos pelo público.

DIPJ

ad page exposure

Fatura

Volume dos negócios publicitários de uma firma, avaliado por faturamento

DIPP

billings

Folhetão

Impresso, destinado ao lançamento de campanhas publicitárias, que se utiliza de papel de grande largura e distribuído como encarte nos jornais e revistas.

DIPJ

broadside

Folheto

Separata de anúncios, enviada por mala direta, ou distribuida em pontos de vendas.

DIPJ

reprint

Folheto

É uma folha impressa dos dois lados e dobrada uma só vez. Peça de propaganda impressa com dobras para mensagens de venda direta

DIPP

flyer

Fotógrafo publicitário

Profissional com experiência no setor, encarregado de executar os trabalhos fotográficos solicitados ao departamento, tanto na fase de preparção de layout como no acabamento dos trabalhos para os clientes da agência.

DIPJ

advertising photographer

Gerência de produto

O seu cargo não é de natureza administrativa mas de assessoria tendo como única responsabilidade a de assegurar maiores vendas de um ou mais ítens específicos de uma linha.

DIMP

product manager

Gerente de publicidade

Gerente de publicidade.

DIMP

advertising manager

Imagem da marca

Conceito que o público faz de determinado produto, ligando à marca e à empresa, comprando-o com regularidade e a ele fazendo boas referências.

DIPJ

brand image

Jingle

Propaganda gravada com texto, imagem e ou música, com a duração entre trinta segundos a um minuto, transmitida pelos meios de comunicação audivisuais.

DIPJ

jingle

Legenda

Texto enquadrado e de pequeno tamanho que esclarece particularidades de um produto, no anúncio a ele referente.

DIPJ

caption

Letrista publicitário

Encarredo de desenhar letras nas peças publicitárias

DIPJ

lettering man

Lista de mala direta

Relação com nomes e endereços, utilizada para o envio de circulares, catálogos, convites, prospectos e qualquer outro material de interesse de uma empresa.

DIPP

mailing list

Logotipo

Símbolo que identifica uma empresa, ou produto, constituído por desenho, palavras ou grupos de letras.

DIPJ

logo

Luminoso

Peça de publicidade exterior.

DIBM

sign

Mala direta

É a maneira de se dirigir por cartas ou folhetos diretamente com os prováveis compradores de algum produto ou serviço.

DIMP

direct mail

Marca

Marca de fábrica, termo, símbolo, desenho ou combinação desses elementos, que identifica os produtos ou serviços de uma ou um grupo de firmas vendedoras, para estabelecer distinção dos concorrentes.

DIMP

brand

Marketing

É a execução das atividades que conduzem o fluxo de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor final.

DIBM

marketing

Marketing direto

Sistema de marketing que usa um ou mais meios de comunicação para obter uma resposta. Conjunto de atividades que eliminam ou reduzem drasticamente a importância do varejo na venda de produtos.

DIBM

direct marketing

Media department

Setor da agência de publicidade encarregado da veiculação das mensagens de interesse dos anunciantes.

DIPJ

departamento de mídia

Mídia

O conjunto de meios de comunicação. Veículo principal escolhido para divulgação de uma campanha de publicidade. As principais mídias são:imprensa diária, imprensa periódica, imprensa especializada, cinema, rádio, televisão e a afixação de cartazes.

DIPJ

media

Mídia de massa

Diz-se do veículo capaz de ou da campanha cujo objetivo é atingir o maior número de pessoas possíveis, indistintamente de sexo, idade ou classe social. Opõe-se ao conceito de mídia segmentada.

DIBM

mass media

Mídia eletrônica

É a distribuição da verba de propaganda em rádio, televisão e cinema.

DIMP

electronic media

Mídia impressa

Todo e qualquer tipo de anúncio veiculado em jornal, revista e outdoor.

DIBM

print media

Nome da marca

Marca de fábrica, termo símbolo, desenho ou combinação desses elementos, que identifica os produtos ou serviços de uma ou de um grupo de firmas vendedoras para estabelecer distinção dos concorrentes.

DIMP

brand name

Orçamento

Estimativa dos gastos em uma capanha, levando em conta as verbas reservadas pelo cliente.

DIPJ

budget

Outdoor

Quadro para fixação de cartazes (nas paredes, andaimes, tapumes das construções ou à beira das estradas.

DIMP

billboard

Página de anúncio

Páginas de jornais ou revistas ou outros veículos impressos, destinados a conter anúncios

DIMP

advertising page

Página dupla

São chamadas 2 páginas (uma ao lado da outra) de uma revista ou jornal, aproveitadas para um só anúncio, matéria redacional ou ilustração. Tanto podem ser utilizadas as páginas centrais, como quaisquer outras, lado a lado.

DIPP

spread

Página junior

Tipo de espaço publicitário em revista e jornais, que ocupa de 2/3 a 3/4 da página, circundado por matérias editoriais. Esse formato impede a colocação de outro anúncio na mesma página, além de custar menos que uma página comum.

DIBM

single page

Painel

Painéis colocados em locais mais visíveis das cidades, ou nas estradas e que anunciam produtos ou serviços. Denominação genérica para indicar qualquer propaganda ao ar livre.

DIPJ

outdoor board

Painel

Grupo de firmas comerciais, selecionadas, que se dispõem a informar, periodicamente, às agência de propaganda, sobre a variação da venda de vários produtos.

DIPJ

store panel

Panfleto

Panfleto ou livreto, com apresentação luxuosa, usado em mala direta, para mensagens que precisam causar boa impressão no leitor.

DIMP

brochure

Panfleto

É uma folha impressa dos dois lados e dobrada uma só vez. Peça de propaganda impressa com dobras para mensagens de venda direta.

DIPP

pamphlet

Panfleto

Folheto com uma só folha impressa e dobrada para fins publicitários. Folha de papel dobrada, impressa, que contém mensagem de venda sobre um produto ou serviço.

DIPP

folder

PCRB

Teste de propaganda desenvolvido por Richard Crisp, que mede a penetração (Penetration), a disposição de compra (Compulsion), a memorização (Recall) e a credibilidade (Believebility) do anúncio

DIPJ

PCRB

Peça publicitária

Folheto ou qualquer outra peça promocional, de baixo custo.

DIPJ

give-away

Pesquisa de medias

Variedade de estudos que visam levantar informações sobre o consumo dos meios de comunicação; com o objetivo de informar sobre a audiência de um veículo ou grupo de veículos, de modo que possam ser usados de forma a melhor cumprir os seus objetivos de marketing e de comunicação dos anunciantes.

DIBM

media research

Pesquisa de mercado

Diz-se das pesquisas em geral que buscam informações sobre consumidores, através de estudos, investigações, entrevistas, etc.

DIPP

market research

Pesquisador

Profissional de agência publicitária que coleta e analisa os relativos a um produto ou serviços capazes de influir na sua comercialização (marketing) e na planificação de sua propaganda.

PELC

researcher

Planejamento

Reuniões entre funcionários de agência de propaganda, para discussão a respeito de uma campanha publicitária.

DIPJ

planning board

Poster

Anúncio ao ar livre ou em grandes recintos, facilmente distinguido pelo público em virtude de seu enorme tamanho. Composto por várias folhas impressas, colocadas no local, como nos outdoors.

DIPP

poster

Prazo final

Prazo máximo para a entrega de um comercial à emissora de televisão.

DIPJ

closing date

Pré-teste

Verificação prévia dos efeitos que deverão ser alcançados por uma campanha publicitária, recorrendo-se a grupos de pessoas, especializadas ou não, na área a que se refere o produto ou serviço veiculado.

DIPJ

copy-testing

Produção gráfica

Preparação da parte gráfica do anúncio. Toda fase do preparo de um trabalho até o seu acabamento.

DIPP

print production

Produtor

O elemento numa agência de publicidade que se encarrega da parte tipográfica e outros aspectos mecânicos do anúncio.

DIMP

producer

Programa de marketing

É um composto de iniciativas para induzir pessoas a modificarem seus hábitos, atitudes e desejos. Pode ser ainda toda aquela estrutura que faz com que o consumidor conheça um produto ou serviço.

DIMP

marketing program

Programa publicitário

Plano a ser desenvolvido em uma campanha de publicidade

DIPJ

advertising program

Projeto

Segunda fase do esboço de um anúncio a ser mostrado para o cliente-anunciante. A primeira fase da criação na fase de arte é o "rough", conhecido no Brasil como "Raf".

DIMP

layout

Projeto

Projeto de um anúncio que servirá de orientação para a arte final

DIPJ

design

Promoção

O uso de espaço pagao numa publicação ou tempo em televisão ou cinema como meio de convencer as pessoas a tomarem determinada iniciativa ou chegar a um dado ponto de vista

DIMP

promotional campaign

Promoção de vendas

Atividade de comercialização que propicia a venda pessoal e suplementar a propaganda, utilizando e coordenando os meios que contribuem para efetivação das vendas.

DIPP

sales promotion

Propaganda

Comunicação impessoal de uma mensagem de vendas aos clientes potenciais ou atuais por uma pessoa ou organização que vende um produto ou serviço; a mensagem é transmitida por um veículo pago objetivando-se influenciar o hábito de compra de tais consumidores.

DIMP

advertising

Publicidade

Comunicação impessoal de uma mensagem de vendas aos clientes potenciais ou atuais por uma pessoa ou organização que vende um produto ou serviço; a mensagem é transmitida por um veículo pago objetivando-se influenciar o hábito de compra de tais consumidores.

DIMP

advertising

Publicidade comercial

Aquela em que o apelo é feito aos fornecedores através de revistas e outras mídias especializadas

EPLC

trade advertising

Publicidade corporativa

Aquela em que o fabricante divide as despesas de propaganda, em jornais e rádios, com o anunciante que assina o anúncio.

EPLC

cooperative advertising

Publicidade de consumo

Divulgação de mensagens de vendas entre os consumidores finais de um produto ou serviço, feita por um fabricante ou por uma organização de serviços. São os anúncios que têm por objetivo informar ao público acerca das qualidades da mercadoria e estimulá-los a obtê-la nos fornecedores locais.

DIPP

consumer advertising

Publicidade em rádio difusão

Publicidade que usa os meios de rádio difusão para divulgação de serviços e produtos.

PEAT

broadcast advertising

Publicidade em rede

Anúncio através de rede de computadores.

EPAT

online ad

Publicidade empresarial

Uma forma de publicidade relativamente menor, mas importante, que é feita exclusivamente no intuíto de construir prestígio e respeito do público ao um empreendimento relacionado a uma instituição.

ENCT

institutional advertising

Publicitário

Aqueles que, em caráter regular e permanente, exercem funções de natureza técnica da especialidade, nas agências de propaganda, nos veículos de divulgação, ou em qualquer empresa nas quais se produza propaganda.

DIPJ

adman

Publicitário

É aquele que em caráter regular e permanente exerça funções de natureza técnica da especialidade, nas agências de propaganda, nos veículos de divulgação ou em qualquer empresa nas quais se produz a propaganda.

DIPP

publicist

Rascunho

Primeiros rabiscos que podem culminar com a criação de um layout. É a primeira fase da arte antes de ser criado o layout.

DIPP

rough

Rascunho

Rascunho de uma campanha ou orientação publicitária, destinado a servir de roteiro durante uma reunião prévia de anunciantes e representantes de agência.

DIPP

paper

Redator

Redator de textos de propaganda

DIPJ

copywriter

Relatório de pesquisa

Análise interpretativa de fatos relativos a um produto ou serviços feito pelo pesquisador.

PELC

research report

Slogan

Frase curta e de grande efeito e que, à força de ser repetida, consagra um produto ou serviço.

DIPJ

slogan

Subtítulo

Linhas que se destacam antes do texto, ou que dividem, feitas como o mesmo corpo de letras em que é apresentado o título, mas com tipos diferentes, e destinadas a chamar a atenção para o conteúdo do título, reforçá-lo ou explicá-lo.

DIPP

subhead

Supervisor do contato

São os supervisores dos contatos de uma agência.

DIMP

account supervisor

Telemarketing

Toda e qualquer atividade, interativa ou não, desenvolvida por meio de sistemas de telemática - voz, dados, imagem e multimídia, de caráter ativo ou receptivo, objetivando ações de comunicaçãoe gerenciamento de informações, dentro do escopo de marketing.

DIBM

telemarketing

Tema central de campanha

Tema central desenvolvido em uma campanha publicitária. Ex.: promoção, durante o mês, comemorativa do aniversário de inauguração do Carrefour.

DIPJ

advertising theme

Teste de lembrança

Verificação, por meio de teste, da intensidade com que um anúncio é lembrado pelas pessoas que o leram ou o ouviram.

DIPJ

recall test

Teste de venda

Pesquisa, em área reduzida, sobre experiência de venda de um produto. Escolhe pequeno município, ou apenas um ou poucos bairros de uma grande cidade, para constatar como o público recebe um novo artigo.

DIPJ

sales testing

Teste do anúncio

Estudo de eficácia relativa de um anúncio ou de um de seus elementos a fim de colher orientação para o anúncio definitivo ou para a campanha definitiva.

Tipo de pesquisa que consiste em verificar qual o impacto produzido no espírito público por determinada campanha de propaganda.

DIMP

copy-testing

Testemunhal

Anúnico com o depoimento de uma pessoa, não profissional, elogiando as qualidades e eficiência de determinado produto ou serviço.

DIPJ

testimonial

Texto

Texto de um anúncio.

DIPJ

body matter

Texto curto

Texto com menos de 350 palavras

EPLC

short copy

Texto longo

Texto com mais de 350 palavras

EPLC

long copy

Título de anúncio

Palavra, grupo de palavras, ou frases, geralmente composta em tipos grandes por cima do texto num anúncio impresso, destinando-se a atrair o leitor e levá-lo à leitura do texto.

DIPP

headlines

Tráfego

Todas as fases de um anúncio, desde que foi concebido, até o momento de ser divulgado. Setor de uma agência de publicidade encarregado desse acompanhamento.

DIPJ

traffic

Transporte

Anúncios em forma de cartazes divulgados interna ou externamente nos meios de transporte (bondes, trolebus, ônibus, taxi, trens, metrôs)

DIPJ

transit advertising

Varejo

Colocação, ao dispor do público, de produtos em locais e épocas apropriadas, com apoio em intensa campanha publicitária.

DIPP

mass selling

Veículo publicitário

Os principais veículos usados pela e para a publicidade são: anúncios ao ar livre (painéis, luminosos, cartazes, outdoors); cartazes de balcão e vitrinas, giratórias e móbiles; exposições, feiras e mostras; impressos; jornais; revistas; televisão; rádio e cinema.

DIPP

advertising vehicle

Venda direta

A situação cara-a-cara de um vendedor e comprador com o intuito de negociar uma venda.

DIPP

direct selling

Venda pelo correio

Propaganda de mercadorias ou serviços- em revistas , jornais ou por meio de impressos enviados a prováveis compradores – para pedidos e remessa pelo correio. Às vezes em vez de pedido imediato, o anúncio tem a finalidade de fazer com que o público peça informações mais detelhadas sobre a mercadoria ou o serviço anunciado.

DIPP

mail order

Venda pessoal

Apresentação de um produto diretamente a um consumidor. Ex.: um vendedor que vá de casa em casa, apresentando o que tem à venda e explicando as qualidades dos produtos e vantagens que podem oferecer.

DIPJ

direct selling

Verba de marketing

Verba planejada para atender às despesas de marketing.

EPAT

marketing budget

 

CONCLUSÃO

 

A grande dificuldade para a execução do trabalho foi, basicamente, de ordem técnica. A falta de dicionários especializados na área escolhida impediu a coleta de dados suficientes para o preenchimento completo e correto das fichas. Nas bibliotecas consultadas não encontramos dicionários monolíngues ou bilingües em inglês. Nem mesmo através de consulta à Internet conseguimos acesso a dicionários especializados. Por esse motivo, na grande maioria das fichas português/inglês, apresentamos o campo 10 (dez) em português.

 

FONTES DO FICHÁRIO

DIBC – Dicionário Brasileiro de Comunicação. Izayl Guimarães Ferreira e Neyza Bravo Mendes Furgler. SP, Edições Mercado Global , 1977.

DIBM – Dicionário Brasileiro de Mídia. Izayl Guimarães Ferreira e Neyza Bravo Mendes Furgler. SP, Edições Mercado Global – 1996.

DIPJ – Dicionário de Propaganda e Jornalismo Mário L. Erbolato, Campinas, Papirus, 1985.

DIPP – Pequeno Dicionário de Propaganda e Publicidade Abinael Morais Leal SP, KIAI Editora e Produtora Cultural, 1988.

DIMP – Dicionário de Marketing e Propaganda Zander Campos da Silva RJ, Pallas, 1976.

ENCT – Microsoft Encarta 98 Encyclopedia – 1993-97, Microsoft Corporation

PELC – Publicitário Especialista Luiz Augusto Cama (Agência de Publicidade Ogilvy)

PEAT – Publicitário Especialista Aloísio Tupinamba Pinto (Agência de Publicidade Ogilvy)

 

 

LEGENDA

 

DIBC – Dicionário Brasileiro de Comunicação

DIBM – Dicionário Brasileiro de Mídia

DIPJ – Dicionário de Propaganda e Jornalismo

DIPP – Pequeno Dicionário de Propaganda e Publicidade

DIMP – Dicionário de Marketing e Propaganda

ENCT – Microsoft Encarta 98

GP – Grupo de Publicidade

PELC – Publicitário Especialista Luiz Augusto Cama

PEAT – Publicitário Especialista Aloísio Tupinamba Pinto

 

BIBLIOGRAFIA

AUBERT, Francis Henrik. Introdução à Metodologia da Pesquisa Terminológica Bilingüe.

Cadernos de Terminologia nº 2, SP, Humanitas – FFLCH/USP, 1996.

COBRA, Marcos. O impacto da propaganda. SP, Ed.Atlas AS, 1991.

ERBOLATO, Mário. Dicionário de Propaganda e Jornalismo. Campinas, Ed.Papirus,

1985.

FERREIRA, Izayl Guimarães e Neyza Bravo Mendes Furgler. Dicionário Brasileiro de

Comunicação. SP, Edições Mercado Global, 1977.

FERREIRA, Izayl Guimarães e Neyza Bravo Mendes Furgler. Dicionário Brasileiro de

Mídia. SP, Edições Mercado Global, 1996.

LEAL, Abinael Morais. Pequeno Dicionário de Propaganda e Publicidade. SP, KIAI Editora e

Produtora Cultural, 1988.

OGILVY, David. Ogilvy on Advertising. New York, Crown Publishers, 1983.

OGILVY, David. A publicidade segundo Ogilvy. Tradução: Luiz Augusto Cama e

Carlos Eduardo Silveira Mattos. Ed.Prêmio Editorial Ltda, 1985.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. SP, Ed.Pioneira, 1998.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. RJ, Ed. Campus Ltda., 1997.

 

SILVA, Zander Campos. Dicionário de Marketing e Propaganda. RJ, Pallas, 1976.

SOARES, Ismar de Oliveira. Para uma leitura crítica da publicidade. SP, Ed.Paulinas, 1988.

Microsoft Encarta 98. Encyclopedia – 1993-97, Microsoft Corporation.