ATENÇÃO - PRAZO PARA ENVIO DE ARTIGOS PRORROGADO PARA DIA 30/04/2020

Editoras: Luciana Carvalho Fonseca (USP), Patrícia Tosqui-Lucks (USP-ICEA), Rozane Rebechi (UFRGS)

Tema: Número especial sobre Linguística de Corpus em homenagem à professora Stella Tagnin

Número do volume: 36 (2020)

Data de publicação: segundo semestre de 2020

Início da chamada: 29 de novembro de 2019

Recebimento de artigos: 30 de abril de 2020

Pareceres: 30 de junho de 2020

Revisão final dos autores: 31 de agosto de 2020

Chamada para publicação: número especial da revista TradTerm

A Comissão Editorial do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia da FFLCH/USP está recebendo matéria a ser publicada no segundo semestre de 2020 na Revista TradTerm, concernente à interface da Linguística de Corpus com Tradução, Terminologia, Ensino, Discurso ou outra área do saber que utilize corpora textuais processáveis por ferramentas computacionais no desenvolvimentos de suas pesquisas. Esse número tem como objetivo marcar os 20 anos de Linguística de Corpus na Universidade de São Paulo e  homenagear a Profa. Dra. Stella Tagnin, uma das pioneiras nos estudos de Linguística de Corpus no Brasil. Atualmente é professora associada aposentada da Universidade de São Paulo, mas continua ativa nos programas de pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, TRADUSP e LETRA, além de coordenar o Grupo de Pesquisa CoMET - Corpus Multilíngue para Ensino e Tradução.

Organizado pela Profa. Stella, o Primeiro Encontro de Linguística de Corpus (ELC) foi realizado na Universidade de São Paulo, em 1999. Idealizado como espaço de discussão sobre a elaboração e exploração de conjuntos de textos que ilustram a linguagem autêntica, até sua XIV edição, sediada em São Leopoldo (RS) em 2017, o Encontro ‘viajou’ por diferentes cidades do Brasil e atraiu centenas de pesquisadores que utilizam a LC como metodologia ou abordagem. Para celebrar os vinte anos do casamento entre a LC e diferentes áreas do saber, sendo Tradução, Terminologia, Ensino e Discurso apenas alguns exemplos dessa união interdisciplinar muito bem-sucedida, em novembro de 2019 foi realizada uma Jornada Comemorativa na Universidade de São Paulo, que contou com a presença de diversos pesquisadores, sendo que a maioria foi introduzida à LC pelas mãos de Stella Tagnin.

Convidamos, assim, todos aqueles  que desejem apresentar seus trabalhos, desde que inéditos, a enviá-los para apreciação da Comissão Editorial e de seus pareceristas, até o dia 31 de março de 2020, para o seguinte endereço eletrônico: tradterm@usp.br, indicando que a submissão é para esse número especial. Os textos devem seguir as Diretrizes para Autores disponíveis no site da revista: http://www.revistas.usp.br/tradterm/about/submissions.