Dúvidas Frequentes

O CITRAT – Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia é um centro voltado a atividades de pesquisa e cursos de extensão.

Caso necessite de indicação de tradutores ou intérpretes, as associações e instituições abaixo relacionadas disponibilizam contatos:

O Sintra – Sindicato de Tradutores tem em sua página um mecanismo de busca de tradutores filiados.

No site da Abrates – Associação Brasileira de Tradutores,  é possível localizar tradutores associados e certificados pela Associação.
 

A Apic – Associação Profissional de Intérpretes de Conferência permite localizar especificamente profissionais de interpretação (tradução oral).
 

Para  tradução de documentos com reconhecimento oficial para trâmites legais ou de interpretação no âmbito jurídico ou comercial, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) disponibiliza uma lista completa de contatos dos tradutores e intérpretes concursados e autorizados legalmente a exercer a função de Tradutor Público e Intérprete Comercial no Estado de São Paulo, para as diversas línguas.
 

Também para tradução pública, pode ser consultada a página da Atpiesp – Associação dos Tradutores Públicos e Intépretes Comerciais do Estado de São Paulo, que indica os tradutores públicos e intérpretes comerciais atualmente em exercício e filiados à Associação.
 

Para os demais Estados, pode ser consultado o CNTPIC - Cadastro Nacional de Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais.

 

OBS: Considere que os profissionais concursados e autorizados para atuar como Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais trabalham também com outras variedades de tradução e interpretação, não apenas no âmbito oficial.