https://www.youtube.com/watch?v=myijX_h2i2g
Situando-se dentro do amplo espectro das adaptações, os remakes representam formas de recriação que buscam saciar a “fome de narrativas” (HATTNHER, 2013) característica de nossos tempos. Marcados por um misto de flexibilidade e complexidade em sua definição, os remakes, como forma de adaptação, situam-se uma instigante encruzilhada teórica. Esta apresentação pretende discutir alguns aspectos desse gênero a fim de ampliar o próprio debate sobre adaptações, entendidas como recriação, reconstrução e remodelação que se dá entre arquiteturas textuais distintas: romances para filmes, filmes para narrativas gráficas, narrativas gráficas para videogames, videogames para filmes. Nesse campo de quase infinitas possibilidades, os remakes representam um objeto de estudos relevante e relativamente pouco explorado, com enorme potencial para fomentar uma revisão de conceitos como recriação, repetição e “texto original”.
Referências:
FORREST, J.; KOOS, L. R. (ed.). Dead ringers the remake in theory and practice. Albany: State University of New York, 2002.
LOOCK, K.; VEREVIS, C. (ed.). Filme remakes, adaptations and fan productiosn: remake / remodel. New York: Palgrave Macmillan, 2012
VEREVIS, C. Remakes, sequels, prequels. In: LEITCH, T. (ed.). The Oxford handbook of adaptation studies. Oxford: Oxford University Press, 2017. p. 267-284.
Álvaro Hattnher é professor assistente-doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto. Bacharel em Letras com Habilitação de Tradutor pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas (1982), licenciado em Letras Inglês Português pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas (1982), mestrado