Webinar, 28 de abril de 2023, 14h-16h. Mesa Redonda: Celebração Shakespeare & Cervantes, com Ufélia Sagres a Rosana Rios

Celebração Shakespeare & Cervantes, com Ufélia Sagres a Rosana RiosMesa Redonda: Celebração Shakespeare & Cervantes (28.04.2023) 

  1. Shakespeare no reino dos emojis: reescritas intermidiáticas e multimodais

Resumo

A série OMG Shakespeare, publicada pela Penguin Random House, tem como proposta levar para o público infantil e juvenil adaptações de peças de William Shakespeare através do uso da linguagem digital. Por meio de um layout semelhante ao de uma plataforma de mensagens, cria-se uma ponte entre a obra impressa, o mundo digital e o teatro shakespeariano. Os títulos disponíveis da série são: srsly Hamlet (“falando sério, Hamlet”), Macbeth #killingit (“Macbeth#arrebentando”), YOLO Juliet (“Você só vive uma vez, Julieta”) and Midsummer Night #nofilter (“Sonho de uma Noite#sem filtro”). Tendo por base os conceitos de intermidialidade de Irina Rajewisky (2010), a concepção de adaptação de Linda Hutcheon (2013) e os conceitos de modalidade e de mídia de Lars Elleström (2021), será discutido como a natureza multimodal e intermidiática dessas reescritas pode contribuir para o processo de construção de sentidos e para a criação de imagens contemporâneas do Bardo inglês e de suas peças.

Referências bibliográficas

ELLESTRÖM, Lars. The Modalities of Media II: An Expanded Model for Understanding Intermedial Relations. In: ELLESTRÖM, Lars (ed.). Beyond Media Borders, Volume 1: Intermedial Relations among Multimodal Media. Switzerland: Palgrave Macmillan, 2021. p. 3-91. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-49679-1_1 

HUTCHEON, Linda; O’FLYNN, Siobhan. A theory of Adaptation. 2nd ed. New York: Routledge, 2013. 

RAJEWISKY, Irina O. Border Talks: The Problematic Status of Media Borders in the Current Debate about Intermediality. In: Eleström Lars (ed.). Media Borders, Multimodality and Intermediality. Hampshire: Palgrave Macmilla, 2010, p. 51-68. 

SHAKESPEARE, William; CARBONE, Courtney. Macbeth#killingit. New York: Random House, 2016 (OMG Shakespeare series). 

SHAKESPEARE, William; CARBONE, Courtney. Srsly Hamlet. New York: Random House, 2015 (OMG Shakespeare series). 

SHAKESPEARE, William; WRIGHT, Brett. A midsummer night #nofilter. New York: Penguin Random House, 2016 (OMG Shakespeare series). 

SHAKESPEARE, William; WRIGHT, Brett. YOLO Juliet. Penguin Random House, 2015 (OMG Shakespeare series).

OFÉLIA SAGRES, carioca, mestra em Letras / Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Especialista em literaturas de língua inglesa pela UERJ e bacharel em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade de Letras da UFRJ. Atua como professora no Colégio Pedro II e é professora aposentada da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

  1. “Tá Doido,” Queixote: adaptação de Dom Queixote para board game

Resumo

Dom Quixote é considerado, por muitos, a mais importante obra de ficção da literatura de todos os tempos. O humor e a sátira de Cervantes atravessam os séculos com sucesso, tornando as figuras do cavaleiro andante e seu escudeiro verdadeiros ícones pop. Para os jovens leitores, porém, seria difícil enfrentar as mil e tantas páginas do original... daí as muitas traduções e adaptações da obra ao redor do mundo, em todo tipo de suporte e mídia. Esta adaptação da Estrela Cultural seria só mais uma, não fosse a ideia da editora de fazê-la acompanhar por um jogo de tabuleiro que pudesse tornar a leitura mais divertida. A autora embarcou na ideia dos editores e criou o jogo "Tá Doido", que traz no tabuleiro um mapinha da Espanha destacando as cidades percorridas por Dom Quixote e Sancho Pança, e brinca com algumas das encrencas em que as personagens se metem na história. Testado pelos profissionais da empresa de brinquedos Estrela, o livro e o jogo têm sido muito bem aceitos por leitores e famílias, que jogam juntas. E a adaptação até ganhou uma versão em espanhol.

ROSANA RIOS é escritora paulistana de Literatura Fantástica, Infantil, Juvenil. Apaixonada por Livros, dragões e chocolate. Iniciou a carreira em 1986 como roteirista do programa Bambalalão (TV Cultura de SP). Após 35 anos de trabalho com Literatura superou 185 livros publicados. Recebeu vários prêmios, entre eles Cidade de Belo Horizonte (1990), Bienal Nestlé de Literatura (1991), 7 selos “Altamente Recomendável” da FNLIJ, o prêmio de Melhor Livro de Teatro em 2005 e Melhor Livro para o Jovem em 2016. Finalista do Prêmio Jabuti em 2008, 2011, 2016 e 2017. Recebeu o Jabuti em 2016, pela obra Iluminuras, incluída no Catálogo White Ravens da Biblioteca Infantojuvenil de Munique, Alemanha. Prêmios Distinção e Seleção da Cátedra UNESCO de Leitura PUC/RJ em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022. Em 2022, foi a 1ª colocada no Prêmio Biblioteca Nacional em Lit. Infantil (Prêmio Sylvia Orthoff). Membro da UBE (União Brasileira de Escritores). De 2019 a 2023 foi Presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ.

Site: https://rosanarios.wixsite.com/rosanarios e redes sociais: @rosanariosautora

 
Início
Data Início
Hora Início
03:50 pm
Término
Data Término
Hora Término
04:30 pm
Local
Canal da FFLCH: https://www.youtube.com/channel/UCNiH334YQslyClYxjkM0X8A